ADVOGADOS

Conheça a equipe de Advogados do ROMANO E ASSOCIADOS através da leitura do breve resumo profissional de seus integrantes.

 

Rosani Romano Rosa de Jesus Cardozo

h

Coordenadora Geral, advogada inscrita na Ordem de Advogados do Brasil sob o nº 10.447, diplomada pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) em 1990, iniciou a profissão, neste mesmo ano, na empresa Química da Bahia Indústria e Comércio S/A, passando a prestar serviços de advocacia, consultoria e assessoria jurídica em geral à referida empresa até 1991, quando, decidindo ampliar seu campo de atuação, passou a exercer as mesmas atividades na qualidade de advogada e consultora externa. Em 1994, foi convidada a assessorar a COPENE Petroquímica do Nordeste S/A, atualmente BRASKEM S/A, atuando como consultora em diversas áreas do direito, dentre elas, cível, ambiental, tributária e previdenciária. Foi indicada pela Federação das Indústrias para compor o Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda, sendo nomeada Conselheira da 6ª Câmara do 1º Conselho em 19.12.97, com mandato até 31.12.2000 (Portaria nº 1658). De 01/04/2004 a 01/02/2006 foi suplente de conselheiro no IPRAJ – Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária/BA. Reconhecida como uma das profissionais mais admiradas da Bahia pela Revista Análise Advocacia de 2018.

Erika Vaqueiro Tarquínio de Souza

h

Coordenadora da área tributária, advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil sob o nº 15.411, diplomada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1997, pós-graduada em Direito Empresarial pela FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, cursou a especialização em Direito Ambiental pela PUC/SP. Integrou o escritório TOZZINI, FREIRE E ZARIF ADVOGADOS até o início de 1998, quando passou a compor a equipe deste Escritório. Atua na área empresarial em geral, especialmente como coordenadora da área tributária. Foi apontada na lista dos advogados mais admirados no Estado da Bahia, de acordo com a publicação Anuário Análise 500, Edição 2018.

João Gilberto de Sousa Neves

h

Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil sob o nº 17.001, diplomado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2001. Integrou o escritório de advocacia do Prof. Sylvio Santos Faria e ingressou neste Escritório, ainda como estagiário, em 2000. Atua na área tributária.

Miguel Sampaio Filho

h

Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil sob o nº 17.491, diplomado pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) em 2002, pós-graduado em Direito Ambiental pela Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes e em Direito Processual Civil pela Faculdade Jorge Amado. Ingressou neste Escritório, ainda como estagiário, em 2001. Atua nas áreas cível, imobiliária e ambiental. Foi apontado na lista dos advogados mais admirados no Estado da Bahia, de acordo com a publicação Anuário Análise 500, Edição 2018. 

Tatiana Maria Nascimento Matos

h

Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil sob o nº. 14.838, diplomada pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) em 1997, mestranda em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduanda em Gerenciamento Ambiental pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e pós-graduanda em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Ex-assessora especial da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA) no período de 2003 a 2010. Professora em diversos cursos de pós-graduação na área ambiental. Colaboradora da Revista Jam Jurídica. Membro convidado do Conselho de Sustentabilidade da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB. Foi apontada na lista dos advogados mais admirados do Estado da Bahia, de acordo com a publicação Anuário Análise 500, edições 2016 e 2018. Ingressou neste Escritório em 2010. Atua na área administrativa e ambiental.

Alan Rubens Ribeiro

h

Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil sob o nº. 21.694, diplomado pela Faculdade de Direito da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) em 2005, pós-graduado em Direito Público pela UNIFACS. Ingressou neste Escritório, ainda como estagiário, em 2003. Atua nas áreas cível e imobiliária.

João Ricardo Santana Dumet

h

Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil sob o nº 32.396, diplomado pela Faculdade Ruy Barbosa em 2009, pós graduado em Direito Processual Civil pela UNIFACS em 2019, especializado em Direito Contratual e Direito Empresarial pelo Curso Juspodivm. Ingressou neste Escritório em 2013. Atua nas áreas cível e empresarial.

Flávia Cerqueira Lima de Araújo

h

Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil sob o n° 52.435, diplomada pela Universidade Salvador – UNIFACS, em 2016, pós graduanda em Direito Previdenciário pela Faculdade Baiana de Direito, cursando MBA em Parcerias Público-Privadas (PPP) e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP).

Verônica Campinho Britto

h

Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil sob o nº 35.400, diplomada pelo Centro Universitário Jorge Amado – UNIJORGE, em 2012. Ingressou neste Escritório, ainda como estagiária, em 2007. Atua nas áreas criminal e compliance.

CONSULTORES

Conheça a equipe de Consultores do ROMANO E ASSOCIADOS através da leitura do breve resumo profissional de seus integrantes.

Sílvio de Salvo Venosa

h

Diplomado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP em 1969, cursou o Curso de Direito do Consumidor na Comunidade Européia, Universidade de Louvan La Neuve, Bélgica em 1993. Foi juiz no Estado de São Paulo por 25 anos, passando a integrar o corpo de profissionais do Demarest Almeida Advogados na capital do Estado. Foi professor em várias faculdades de Direito no Estado de São Paulo e é professor convidado e palestrante em instituições docentes e profissionais de todo o país. É membro da Academia Paulista de Magistrados (APAMAGIS), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Instituto Brasileiro de Direito do Consumidor (BRASILCON). Autor de:

“Coleção Direito Civil”, pela Editora Atlas, em sete volumes: Parte Geral, Teoria Geral das Obrigações e Teoria Geral dos Contratos, Contratos em Espécie, Responsabilidade Civil, Direitos Reais, Direito de Família e Direito das Sucessões; “Lei do Inquilinato Comentada”, pela Editora Atlas; “Comentários ao Código Civil Brasileiro”, v. XVI, 2003, pela Ed. Forense, coordenador do “Novo Código Civil”, da Ed. Atlas, e do “Código Civil Comentado”, v. XII, Ed. Atlas/2003; do “Código Comercial e Legislação Empresarial”, por Malheiros Editores, bem como autor de inúmeros artigos publicados em jornais e revistas especializadas.

Aurélio Cézar da Silva Cardozo

h

Mestrado em Administração e Comércio Internacional pela Universidade da Extremadura – Espanha, em 2001, Bacharel em Direito, diplomado pela Faculdade de Direito – FACET, em 2010; cursou Economia na Universidade Católica de Salvador/Bahia, diplomado em 1990; cursou Administração de Empresas na Universidade Federal da Bahia, diplomado em 1997; possui especialização MBA nas áreas de Gestão de Empresarial – Universidade Cândido Mendes, em 1999 e MBA em Finanças, em 1998, atualmente cursando MBA em PPP e Concessões Públicas realizado pela FEESP e London School of Economics. Atuou 28 anos na iniciativa privada, em posições de Diretoria e cargos de Gestão, nas áreas Financeira, Administrativa, Auditoria, Planejamento, Orçamento, Controladoria e Consultoria Empresarial. Foi integrante da Comissão de Negociação Sindical representando o SIMMEB – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas do Estado da Bahia, no período de 1987 a 1992; Desde 2001 atua como Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia. Foi professor de várias disciplinas do curso de Administração de Empresas da Universidade de Salvador – FACS. Atua desde de 2016 como Conselheiro Fiscal da Cristal/Millennium Inorganic Chemicals do Brasil S/A. Em 2012 começou a atuar como Consultor Empresarial nas áreas de negociação, reestruturação organizacional e financeira, estruturação de engenharia financeira e estruturação de operações de M&A e elaboração de Projetos em PPP.

Flávia Veiga Pedreira de Souza

h

Bacharela em Direito, pela Faculdade Ruy Barbosa, membro do Conselho de Jovens Lideranças da Industria – CJLI da Federação das Indústrias do Estado da Bahia- FIEB, Pós Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Tiago Andrade Krejci

h

Bacharelado em direito no ano de 2008 pela Universidade Católica do Salvador, Especialista em Direito Ambiental e Gestão da Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), atualmente cursando Master Business Administration em Agronegócios pela Universidade de São Paulo – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” USP/ESALQ. Possui 09 anos de experiência como advogado nas áreas do direito ambiental, agrário, imobiliário e penal ambiental/econômico. Atuou como Delegado de Polícia Civil do Estado de Santa Catarina por aproximadamente quatro anos, nas cidades de Abelardo Luz, Fraiburgo e Chapecó. Atuou como professor universitário em diversas instituições de ensino superior, sendo a última delas a UNOESC – Campus Chapecó, nas disciplinas Direito Administrativo e Direito Penal.